Translate

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Série Grunge: Scott, se você morrer antes de mim, pergunte se pode levar um amigo...





O que caracteriza uma lenda do rock? 


Seu sucesso? Suas músicas? O jeito que vivia sua vida? note que a ultima pergunta está naquele sentido de 'rockstar', aquele cara solteirão, que usa drogas, sai transando com várias mulheres e não liga pro futuro. Mas acho que a resposta pra primeira pergunta está dentro de cada rockeiro, de cada fã louco pela sua banda, e mesmo que aqui no Brasil as músicas do Stone Temple Pilots ou do Velvet Revolver não tenham estourado quanto Nirvana ou Pearl Jam, e mesmo que Pearl Jam seja a minha banda preferida, o Scott Weiland foi tão importante na minha vida como é o Eddie Vedder. Há uma frase bastante interessante do Eddie que ele fala sobre suas letras e sobre o fato de não gostar de gravar vídeo clipes, porque o grunge em sua totalidade é ambíguo, são pessoas que sofrem escrevendo músicas para fãs que sofrem, e nesse sofrimento podemos 'escolher' o significado de determinada música e trazermos para a nossa realidade. E na minha vida foi aí que entrou Scott Weiland.


Lembro da primeira vez que ouvi Stone Temple Pilots, eu estava navegando pelo youtube vendo vídeos de música ao vivo - tenho esse hobby - porque é pelos shows que você sabe que o cara canta mesmo. E nessas minhas buscas eu vi a música Plush, no acústico da MTV. Já fiquei maluco com a performance da banda, mas a voz do Scott me impressionou naquele mesmo momento. Foi o mesmo quando ouvi o Layne (Alice in Chains) ao vivo pela primeira vez, percebi um talento notável naquela voz, e foi uma questão de tempo pra ouvir toda a discografia da banda. Detalhe: tenho só 22 anos de idade e comecei a ouvir rock muito tarde. Nunca antes fiquei tão curioso em ouvir todas as músicas de uma banda, exceto Pearl Jam.

O que Scott me deixou?

Talvez, a causa de eu ouvir tanto grunge é porque eu me identifico muito com os vocalistas das bandas, que expressam sua arte através dos acontecimentos mais marcantes de suas vidas, que em sua maioria eram tristes. Uso de drogas, desilusão no amor, problemas dentro da família e etc., eram os principais assuntos abordados pelo grunge. E por causa disso logo me identifiquei também com a banda, mas o que eu realmente quero dizer é que Scott mesmo com o sucesso alcançado, sofria muito. Em sua biografia ''not dead and not for sale'' que em tradução literal é ''não morto e não a venda'', ele diz que foi violentado pela madrasta e também por um 'amigo' mais velho do ônibus da escola. Esse amigo dizia que se Scott falasse pra alguém, ninguém mais falaria com ele pois ninguém queria andar com alguém que era constantemente violentado.


Mas note que não digo isso para usar como uma desculpa para o vício em drogas de Scott, mas quero frisar que essa com certeza é uma das causas, porque essas informações foram reveladas vários anos após o sucesso do vocalista. Minha opinião é que não há razão para ninguém se afundar em drogas, mas eu entendo quando alguém está no fundo do poço. E Scott disse isso várias vezes por meio de suas músicas. A música 'Down' expressa muito bem tal sentimento, como várias outras.

Queria falar especificamente sobre uma música, a ''Still Remains''.


Oh, I'd beg for you,
Oh, you know I'll beg for you.
Pick a song and sing a yellow nectarine
Take a bath I'll drink the water that you leave
If you should die before me ask if you can bring a friend
Pick a flower, hold your breath
And drift away .....




Um olhar inicial diria que se trata de uma música de amor. Mas a parte em que eu coloquei em negrito sugere que a música pode ser para um amigo, porém, o resto da música sugere uma música de amor mesmo, o que e fascinante pois como eu disse antes sobre o grunge, você se quiser pode traduzir na sua cabeça para as duas coisas. Acredito não existir nada mais bonito e belo para se dizer a um amigo ''Se você morrer antes de mim, pergunte se pode levar um amigo'', a frase expressa amor total e incondicional, visto que você se disponibiliza para morrer com o amigo. Podemos dizer também que a mulher por quem ele está apaixonado se encontra a beira da morte, são tantas interpretações...






''Pensei que você fosse meio elegante

Então ela me diz que sou um verme

Amigos não significam nada e eu sou metade do homem que costumava ser...''