Translate

quinta-feira, 12 de maio de 2016

A diferença entre Árabes, Islâmicos e Muçulmanos


É muito comum nos dias de hoje as pessoas confundirem árabes, islâmicos e muçulmanos, e para aqueles mais informados, confundem também com os otomanos. Fiz essa postagem pra reativar esse blog de opiniões fecais e explicar um pouco sobre a cultura e costumes do oriente, que são simplesmente fantásticos. Porém, a diferenciação desses povos é algo totalmente simples de se fazer.



Denominações



Árabe - Os árabes são pessoas que nascem na península arábica. O que é a península arábica? A península arábica situa-se no oriente médio, mais ou menos nas fronteiras entre a África e a Ásia. A península contempla os países: Arábia Saudita, Iêmen, Irã, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Omã e Catar. 



Islâmico - É aquele indivíduo que segue o Islã, religião fundada por Maomé ou Muhammed, que através de revelações de Deus (Alá), seguem tais ensinamentos revelados. Há aqui também uma grande dúvida, pois muitas pessoas pensam que Maomé é visto como uma divindade, mas não, Maomé foi apenas 'O Profeta', ou 'O Último Profeta'. Por exemplo, em passagens do Corão aparecem bastantes passagens de Jesus e Maria, mas para o islamismo Jesus não possui a mesma importância que no cristianismo, por exemplo. 



Muçulmano - É o indivíduo que segue os ensinamentos árabes e islâmicos, mas por causa disso, ele não precisa ser árabe, por exemplo. Para melhor ilustrar, nós aqui do Brasil podemos ser muçulmanos, mas não podemos ser árabes. Ou seja, ser muçulmano é seguir a cultura árabe e a religião árabe. 



Xiitas e Sunitas


Há aqui também outra grande confusão ao falar dos Xiitas e Sunitas, que são povos que seguem duas vertentes diferentes do islâmismo. 

O cenário era o seguinte, Maomé quando da difusão do islamismo conseguiu vários seguidores por ter se mostrado um profeta da época. Porém, quando Maomé morreu não deixando filhos homens para herdar o governo da religião, duas ideologias ali se instalaram. A primeira ideologia é a de que o próximo na linha de profeta deveria ser alguém da mesma linha genealógica que Maomé, e a segunda ideia é de que o próximo profeta deveria ser alguém que possuísse o mesmo estilo de vida, os mesmos preceitos, costumes e conduta de Maomé. Essas duas linhas de pensamento são os Xiitas e os Sunitas.

Xiitas - Acreditam que o próximo ao 'cargo' de profeta deveria ser alguém da família de Maomé, mas como ele não havia deixado herdeiros homens, apenas uma filha casada, o marido dela deveria ser o próximo na linha de sucessão. 

Sunitas - Acreditam que o próximo na linha sucessória não necessariamente deveria pertencer a família de Maomé, podendo ser outro grande homem que difundisse a religião e as revelações de Alá, mas esse alguém deveria ter o mesmo estilo de vida que Maomé, e por isso, além do Corão os Sunitas ainda se baseiam em seus costumes em passagens da vida de Maomé, que são chamadas de Sunas. Ou seja, os Sunitas possuem dois livros sagrados, o Corão e as Sunas, daí provém o nome Sunitas.


Porém, na época em que a religião islamica se instalou no mundo oriental, ela não era tão extremista quanto hoje em dia, e por isso nós não podemos confundir a religião do islã com o Estado Islâmico ou o ISIS, que são apenas um grupo de terroristas que fazem o que querem com embasamento religioso.