Translate

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mas porque diabos (ou deuses) o símbolo da medicina é uma cobra?







Samuel




Estava eu andando na rua e vi uma ambulância. Certo, mas quem anda na rua é super capaz de ver uma ambulância, isso é normal. Mas chega de obviedades, enfim, todos já perceberam que o símbolo da medicina é uma cobra enrolada num bastão, certo?







Mas muita gente, muita gente meesmo confunde o símbolo da medicina com o Caduceu de Hermes. Pra termos uma ideia do tamanho dessa confusão, até mesmo grupos de medicina, ao invés de colocarem o símbolo como o do exemplo acima, colocam o Caduceu de Hermes. Abaixo o Caduceu:





Tem uma diferença aí né?  





O Símbolo acima foi adotado pela contabilidade, e se você colocar no Google e pesquisar por fotos de Símbolo da Medicina, aparecerão os dois. E vice-versa. 
O exemplo abaixo foi de uma foto do google.


Tá escrito medicina, mas o símbolo não condiz com isso não! (desculpem-me pela qualidade)





Até mesmo os famosos gênios que escreveram o seriado House erraram.


Esse seriado é simplesmente foda.
Mas House é um contador?





O quer podemos tirar desses exemplo é que muita gente confunde o bastão com asas envolto por duas cobras, de Hermes, com o bastão envolto por uma cobra de Asclépio, que é o deus da medicina. Mas pra não perdermos o costume, vamos para a história.




Asclépio, o deus da medicina



Na mitologia grega, Asclépio era filho do grande Apolo e da ninfa Coronis. Há relatos de que Coronis era muito bagunceira e libidinosa. (Entenderam?) A mãe de Asclépio se apaixonou por Ísquis (nem sei quem é), e Apolo ficou sabendo através de seu mensageiro, o Corvo Branco, é dito que quando a ave levou a notícia para Apolo, suas asas se tornaram negras. Sabendo disso, Apolo lançou suas setas em Coronis, e a matou. E tipo assim, todos nós sabemos que Apolo nunca se deu bem com mulher nenhuma.

 Foi criado e aprendeu tudo aquilo que sabia com o Sábio Centauro Quiron, o que é importante salientar que está incluído nesse aprendeu tudo aquilo que sabia, a arte de usar, misturar e fabricar plantas medicinais. Se tornou um médico muito famoso e ainda, além de curar qualquer pessoa, ainda podia curar a morte. Pois é, ele trazia os mortos de volta a vida. Mas isso deu uma certa desagradada em Zeus, o que era de se esperar, pois ele mandava as pessoas pro submundo e Asclépio tirava. (Falando muito genericamente, pois Asclépio estava interferindo nos assuntos dos grandes deuses). Zeus então lançou um raio em Asclépio, matando-o instantaneamente. Apolo ficou sabendo disso, e matou todos os Ciclopes que tinham confeccionado aquele raio e pouco tempo depois, Zeus castiga Apolo a servir ao Rei Admeto como escravo. Mas isso já é outra história.




Ofiolatria



Nas civilizações antigas e longínquas cronologicamente, existia algo que se chamava ofiolatria, que é simplesmente traduzido como culto a serpentes. 

"A cobra seria o bem e o mal, a sagacidade e a imortalidade, o elo entre o mundo conhecido e o desconhecido''

─ Joffre de Rezende, Membro da Sociedade Brasileira de História da Medicina.


Mas tá, o que essa frasezinha tem a ver com a medicina? Pra mim, porr* nenhuma. Mas vamos cavar um pouco mais fundo na história e depois voltemos para essa frase.

É sabido que na Grécia antiga, serpentes e mais serpentes circulavam pelo palácio do deus da medicina, Asclépio (em latim, Esculápio), e de acordo com as tradições e crenças do local, era acreditado que as cobras eram benéficas aos pacientes. Inclusive, há uma lenda de que antigamente, quando uma peste caiu sobre Roma, os romanos buscaram uma dessas cobras, e a peste se dissipou. Acreditaram que isso só aconteceu por causa da serpente que buscaram. Ou seja, a lenda diz que a serpentes possuem o poder de Asclépio. 


"Nas esculturas descobertas em escavações arqueológicas da civilização greco-romana, Asclépio sempre está segurando um bastão de madeira no qual está enrolada uma serpente"

─ Disse Joffre.



Asclépio, o bastão e a serpente.








O Símbolo Oficial da Medicina





A Organização Mundial de Saúde (OMS), fundada em 1948, adotou o símbolo de Asclépio como parte da sua bandeira. A Associação Médica Mundial, reunida em Havana em 1956, também adotou um modelo padronizado do símbolo de Asclépio para uso dos médicos civis. As organizações médicas de caráter profissional e de âmbito nacional de vários países, que possuem emblema com serpente de Asclépio, são as do Brasil, Canadá, Costa Rica, Inglaterra, França, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Itália, Portugal, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, países do sudeste asiático, China e Taiwan.




A bandeira da OMS.
(Organização Mundial de Saúde)



















Bom galera, é isso, se você notar alguma informação errada, basta comentar que eu retificarei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário