Translate

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Série Grandes Discursos: O Discurso de Gettysburg, por Abraham Lincoln.

Numa tarde nublada do dia dezenove, mês de novembro e no ano de 1863, o 16° presidente dos Estados Unidos da América fazia - em menos de dois minutos - um dos discursos mais belos de todos os tempos.




Única foto conhecida do Abe Lincoln proferindo 
o tão famoso discurso.





O discurso foi proferido já no fim da guerra de secessão, que dividiu o país em norte e sul. Explicando em linhas beeem resumidas, a guerra de secessão consistiu na luta entre onze Estados confederados do sul latifundiário, aristocrata e defensor da escravidão, contra os estados do norte industrializado, onde a escravidão tinha um peso econômico bem menor do que no sul. 






Daniel Day-Lewis, talvez o fator mais predominante
para a confecção desse post, o homem, juntamente com 
o Sr. Spielberg são os culpados de muita gente conhecer
a história de Lincoln. Filme mais que recomendado.




Abaixo, o discurso:


''Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais.

Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos.

Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes.

O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram.

Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente – que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção – que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação, com a graça de Deus, renasça na liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da terra.''









─── Shall we stop, this bleeding?

[─── Podemos parar com esse sangramento?]







No filme, quando Lincoln se junta com o vice-presidente sulista, ele profere a frase ''Podemos parar com esse sangramento?'', o que na minha opinião, foi um dos grandes pontos fortes do filme. Espero que ele tenha dito isso mesmo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário