Translate

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O laconismo de Esparta





Já estamos cansados de saber sobre como os gregos clássicos gostavam de discursar abusando de sua retórica, que é basicamente a arte de usar a linguagem para comunicar uma ideia de forma persuasiva e eficaz. E é aí que entramos com os espartanos. 

Esparta situava-se numa região chamada ''lacônia'', ao sul da Grécia, e por isso, eram conhecidos como lacônicos. Mas se vermos hoje o significado da palavra 'lacônico', veremos um significado totalmente diferente. 


lacônico
adjetivo
  1. 1.
    que se exprime por poucas palavras; conciso, sucinto, breve.





Para melhor ilustrar, abaixo segue uma carta de Filipe II, rei da Macedônia e pai de Alexandre, o Grande, enviada ao rei espartano da época, que acreditamos ser Cleômenes II.




'' Se não se renderem imediatamente, invadirei vossas terras.
Se meus exércitos invadirem, irão pilhar e queimar tudo o que o que vocês mais prezam, 
Se eu marchar sobre a lacônia, arrasarei as vossas cidades.''



Filipe II




Você deve estar se perguntando ''Mano, quem esse Filipe II acha que é pra ameaçar assim um rei espartano?'' Simples, nessa época a Macedônia era a cidade-estado mais forte da Grécia, fato conhecido até mesmo pelos atenienses, e os espartanos também sabiam disso. Mas a resposta do rei espartano foi 'lacônica', tanto para aquela época tanto para os dias atuais. A resposta dele foi a seguinte:



''Se...''




Não existem registros das tropas macedônicas terem invadido Esparta, e ainda alguns historiadores acreditam  que o assassinato de Filipe II deu-se pela ''Kripteia'', que era uma espécie de polícia secreta espartana, mas o fato de que hoje alguém poder ser chamado de lacônico por causa dos espartanos é simplesmente excelente. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário